NOTÍCIAS

Todas as notícias do Universo Benecar

Mercedes EQ, primeiro elétrico

É oficial: a Mercedes apresentará, já em Março, na próxima edição do Salão de Genebra, o primeiro modelo da sua nova submarca eléctrica EQ. Será, muito provavelmente o SUV EQC.

 

A nova submarca EQ, sob a qual passarão a ser comercializados os futuros automóveis 100% eléctricos da Mercedes, vai apresentar o seu modelo de estreia já no próximo Salão de Genebra, em Março. É a própria marca da estrela quem o confirma, ainda que sem revelar qual será o modelo que terá a responsabilidade de abrir o caminho para a nova gama de 10 modelos exclusivamente eléctricos, que o construtor tem previsto lançar, até 2022.

 

Contudo, segundo as últimas informações, o modelo a apresentar em Genebra será a versão de produção do EQC, variante 100% eléctrica do SUV GLC, cuja comercialização deverá arrancar em 2019. Ao que tudo indica, com uma autonomia acima dos 500 km, ainda de acordo com o ciclo NEDC.

 

 

Ao mesmo tempo, a Mercedes-Benz continua apostada no desenvolvimento de melhores sistemas de carregamento a bordo, sendo que, já a partir de Março deste ano, irá disponibilizar nos mercados europeus carregadores de três fases de 22 kW, solução que será bastante mais rápida a reabastecer as baterias de 10 kWh, nos seus híbridos plug-in.

 

Aliás, em Genebra, a marca da estrela promete apresentar, em estreia mundial, novas gerações de vários modelos híbridos plug-in, os quais combinam a tecnologia híbrida com as mais recentes evoluções de motores de combustão a gasóleo.

 

A plataforma modular que lhe serve de base, construída em aço, alumínio e fibra de carbono, foi especialmente desenvolvida para o efeito e será utilizada por todos os membros desta nova família de modelos eléctricos da casa de Estugarda, sejam eles SUV, berlinas, coupés ou outros.

 

O que só é possível graças à sua capacidade para adoptar diferentes valores de distância entre eixos, de largura de vias e, até, distintas especificações de bateria.

 

O foco está, naturalmente, no sistema de propulsão, a cargo de dois motores eléctricos – um por cada eixo, que podem oferecer até 300 kW (cerca de 400 cv) de potência e 700 Nm de binário, garantindo a tracção integral permanente e uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 5,0 segundos. 

 

 

A autonomia é de até 500 km, graças a uma bateria com mais de 70 kWh de capacidade, já possível de carregar não só no novo sistema combinado europeu (com potência entre 50 kW e 150 kW), como em futuras aplicações de até 300 kW, o suficiente para garantir uma autonomia de 100 km em meros 5 minutos.

 

Visualmente, o EQ agora apresentado pretende assumir uma aparência distintiva e de imediato identificável com um automóvel eléctrico, combinando elementos de um SUV com outros de um coupé. E, ainda, evocando uma shooting brake quando observado de traseira.

Para optimizar a aerodinâmica, os para-brisas estão escondidos e foram suprimidos os tradicionais retrovisores exteriores (substituídos por câmaras) e os puxadores das portas.

 

O mesmo conceito estilístico foi transportado para o interior com quatro lugares individuais, que tem como um dos atributos mais marcantes a ausência de alavancas, botões ou interruptores de comando (excepto para o ajuste eléctrico dos bancos), tudo sendo comandado através dos controlos tácteis com ecrãs OLED integrados, montados em dois dos três braços do volante multifunções.

 

O painel de instrumentos é digital e recorre a um ecrã TFT de 24”, podendo ser profundamente personalizado, exibindo informação à medida das preferências do utilizador. Sendo ainda de contar, no modelo de produção em série, com as mais recentes soluções de conectividade e de assistência ao condutor.

 

fonte: observador.pt (adaptado)

 

 

Publicado por Benecar - David Santos em 2018-02-19
Categoria: Novos
Tag(s):

Nós ligamos

O nosso Call Center está disponível para entrar já em contacto consigo.

Nós ligamos

Deixe-nos o seu contacto que nós entramos em contacto consigo.
Serviço disponível nos dias úteis das 9h às 21h.