NOTÍCIAS

Todas as notícias do Universo Benecar

Como vão funcionar os limitadores de velocidade  

A Benecar já tinha informado sobre a obrigatoriedade de implementação de limitadores de velocidade nos carros novos a partir deste ano, no entanto, ainda havia pouca informação de como iria funcionar.

 

A designação oficial é Assistente Inteligente de Velocidade (ISA, na sigla inglesa) e a sua obrigatoriedade tem gerado bastante polémica. Por isso mesmo tem, nos últimos tempos, sofrido várias alterações para ser ajustado ao que é pedido.

 

Este sistema vai utilizar dados de GPS e uso de uma câmara frontal capaz de reconhecer sinais de trânsito para avisar o condutor quando não estiver a cumprir os limites de velocidade. Ao contrário do que se previa, o limitador de velocidade não vai bloquear o carro de ultrapassar os limites permitidos por lei, pois esta proposta originou várias críticas devido aos riscos que poderia trazer, como é o caso da possibilidade do limitador cortar a potência do motor numa ultrapassagem.

 

O ISA poderá ser desligado pelo condutor, contudo, quando liga novamente o carro, por defeito o sistema é ativado. Assim, será informado quando estiver a exceder o limite de velocidade. A última palavra caberá sempre ao condutor e não ao ISA e consoante as marcas e modelos, pode ser alertado de várias maneiras:

  • Aviso acústico em cascata;
  • Aviso visual;
  • Reação no pedal do acelerador (com vibração ou força contrária);
  • Função de controlo de velocidade.

 

 

Esta norma aplica-se a todos os carros fabricados a partir de 6 de Julho de 2022 de categoria M e N (ou seja, com quatro rodas, transporte de passageiros e/ou mercadorias). 

 

 

Fonte: ACP 

Publicado por Benecar - Ana Faustino em 2022-04-05
Categoria: Novos
Tag(s): TECNOLOGIA, AUTOMÓVEL, LIMITADOR DE VELOCIDADE, CARROS NOVOS, 2022, UNIÃO EUROPEIA

Nós ligamos

O nosso Call Center está disponível para entrar já em contacto consigo.

Nós ligamos

Deixe-nos o seu contacto que nós entramos em contacto consigo.
Serviço disponível nos dias úteis das 9h às 21h.