NOTÍCIAS

Todas as notícias do Universo Benecar

Destino Benecar - Aveiro

Uma cidade sui generis no centro de Portugal, reconhecida pelos seus canais, associada a uma vasta gastronomia, moliceiros, bem como à sua paisagem natural tornam Aveiro o novo destino Benecar.

 

Passeio de moliceiro nos canais de Aveiro

 

São considerados o coração da cidade, tanto a Ria de Aveiro, como todos os canais pertencentes, tornando-se espelho das tradições locais, das casas Arte Nova e dos belos e coloridos moliceiros. Esta é, muito provavelmente, a atração turística mais procurada quando se visita Aveiro, tanto por portugueses como por estrageiros.

Ao longo dos canais torna-se possível deslumbrar as belas casas Arte Nova que se distinguem pelas fachadas decoradas com flores e animais, pelas formas curvilíneas presentes nos azulejos, na serralharia e nas cantarias. Para os mais interessados neste tipo de arquitetura é possível visitar-se o Museu Arte Nova, anteriormente conhecido como Casa Major Pessoa. 

 

Canal dos Botirões

 

A conhecida Ponte do Laço ou Ponte dos Botirões é uma recente construção de uma ponte pedonal construída sobre os canais dos Botirões e de São Roque, tornando-se um passeio agradável para quem visita a cidade.

 

Parque Infante D. Pedro

 

O Parque Infante D.Pedro é a maior mancha verde da cidade, onde pode aproveitar para contemplar aquele que, outrora, fora propriedade de frades franciscanos do Convento de Santo António. Neste pode contar com uma flora muito diversificada, além do lago central, tornando-se um espaço bastante agradável para dar um passeio.

 

Pôr-do-sol nas salinas de Aveiro

 

Um recurso bastante precioso na história da cidade, o sal produzido nas salinas de Aveiro, quando unido com o pôr-do-sol, tornam a paisagem única: um excelente e belo final de tarde é garantido nas salinas. É possível agendar uma visita guiada às salinas com um guia ou com um marnoto (pessoa responsável pela extração do sal de forma artesanal), de modo a conhecer, não só o processo de recolha e produção de sal mas também a história das salinas e, em época de verão, poderá assistir à safra do sal.

 

Palheiros da Costa Nova

 

 

Costa Nova ainda que pertença ao concelho vizinho de Ílhavo é, sem dúvida, um destino imperdível quando se visita Aveiro. Antigamente, estes palheiros eram armazéns para guardar redes e outros materiais associados à pesca. Curiosamente, ao invés do colorido atual, estes eram pintados em tons escuros. Nos dias de hoje, apresentam cores à moda burguesa de quem ia a banhos na época, tendo vindo a sofrer adaptações para servirem como habitação balnear.

 

Museu Marítimo de Ílhavo

 

Tal como o nome indica, também ele situado em Ílhavo, este museu é representativo da forte ligação dos habitantes locais ao mar e à Ria de Aveiro. Conhecido por ter no seu espaço um aquário de bacalhaus e diversos navios ligados à pesca do mesmo, como é o caso do navio-museu Santo André. Neste museu poderá contar com uma outra sala repleta de belos moliceiros, em tudo ligados à ria.

 

Museu Vista Alegre

 

Uma das loiças com mais renome internacional, este museu é a fábrica mais antiga de porcelana da Península Ibérica. Nele pode contar com a toda a história e evolução da fábrica, com bastantes exposições das coleções produzidas desde 1824, data que marca a fundação da Vista Alegre. É possível ainda observar-se, um opulento palácio, que fora a residência de sete gerações da família Pinto Basto, circundado de soberbos jardins e da capela barroca de Nossa Senhora da Penha de França, padroeira da Vista Alegre. Pode passear ainda pelo meio do Bairro da Vista Alegre, mandado construir pelos proprietários para ser a habitação permanente dos operários da fábrica.

 

Ovos moles de Aveiro

 

Para terminar de uma bela maneira, não com a cereja, mas com o ovo mole no topo do bolo, um verdadeiro ex-líbris da doçaria aveirense. Consta que a história dos ovos remonta há mais de 500 anos, tendo estes sido criados no Convento de Jesus, no centro da cidade, pelas freiras que utilizavam as claras de ovo para engomar os seus hábitos. Existindo a necessidade de conservar por mais tempo as gemas, a maneira de a aproveitar foi então através do doce. Por volta de 1850, os conventos foram encerrados pelo que as freiras foram transferidas para outros conventos. As pessoas que lá trabalhavam foram-se empregando pela cidade, algumas em pastelarias, trazendo consigo a receita.

 

 

Outros destinos já apresentados:

Coimbra

Évora

Vila Real

Viana do Castelo

Portalegre

Publicado por Benecar - Tiago Fernandes em 2022-08-04
Categoria: Dicas/Sugestões
Tag(s): Destino Benecar, Sugestão, Passear de Carro, Viajar, Aveiro

Nós ligamos

O nosso Call Center está disponível para entrar já em contacto consigo.

Nós ligamos

Deixe-nos o seu contacto que nós entramos em contacto consigo.
Serviço disponível nos dias úteis das 9h às 21h.