NOTÍCIAS

Todas as notícias do Universo Benecar

Surgem primeiras baterias para carros elétricos na Europa

As primeiras baterias Europeias para carros elétricos já foram produzidas pela Northvolt, na Suécia. Nos próximos anos podemos contar com o aparecimento de novas fábricas e parcerias que irão enfraquecer a atual dependência do oriente.

 

 

A Northvolt, fábrica sueca criada pelo ex-executivo da Tesla, Peter Carlson, já iniciou a sua produção de baterias para carros elétricos e conta com a BMW, Volvo e grupo VW como primeiros clientes. A segunda unidade desta fábrica está prevista para Salzgitter, Alemanha, fruto da parceria entre a Northvot e a VW, enquanto a terceira irá ser instalada na Gigafactory Berlim.

 

Outras marcas não quiseram ficar atrás e já fazem panos de abrir as suas fábricas na Europa, como a Mercedes, que se pretende instalar na Alemanha para a produção de baterias, em parceria com os chineses da Farasis.

 

França está também na lista, prevendo-se as duas primeiras unidades da Renault associada à Verkor e outra com os chineses da Envision. Já a Stellantis em conjunto com a Total criaram uma nova empresa para o efeito, a ACC, a qual teve a atenção da Mercedes, que adquiriu 33% da companhia.

 

Surgiu ainda uma parceria em partes iguais entre a Northvolt e a Galp que, com um investimento de 700 milhões de euros, constroem uma fábrica para a refinação e tratamento do lítio extraído das minas do Barroso, localizadas no norte de Portugal e consideradas as de maior potencial no território europeu. Com este investimento esperam produzir 35 mil toneladas de hidróxido de lítio por ano, o essencial para a produção de células para cerca de 700.000 carros elétricos anualmente.

 

A produção de baterias no território europeu vai reduzir a dependência de países da Ásia como a China e a Coreia do Sul.

 

 

Fonte: ACP 

Publicado por Benecar - Ana Faustino em 2022-03-24
Categoria: Tecnologia
Tag(s): Baterias elétricas, Europa, Carros elétricos

Nós ligamos

O nosso Call Center está disponível para entrar já em contacto consigo.

Nós ligamos

Deixe-nos o seu contacto que nós entramos em contacto consigo.
Serviço disponível nos dias úteis das 9h às 21h.